sexta-feira, 22 de maio de 2009

Seminários: Novas Tecnologias e TIC'S 22/05/2009

Texto: Novas Tecnologias e TIC'S
As novas tecnologias atingiram uma repercussão muito grande na sociedade moderna. O uso das novas ferramentas (TV, Computador, Máquina Digital, Celular, MP3, etc.) tem na atualidade a importância indiscutível já que dependemos de lãs para fazer quase tudo.
Na escola não é diferente. As novas tecnologias são usadas, não apenas para questões burocráticas, mas está atingindo a educação. Isso pode justificar pelo fato a escola ser um espaço de reprodução social. Portanto se estas questões estão na sociedade, eles chegam à sala de aula.
Mas existem algumas questões a serem consideradas e refletidas. A primeira diz respeito aos laboratórios de informática. Para que o uso das máquinas de computador possa contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem, é importante que o uso seja contextualizado. Neste sentido as salas de aula devem ter um formato inovador, onde possa ser irrestrito.
“Como podem imitar quase tudo, os computadores são ótimos para oferecer aos aprendizes ambientes de simulação onde é possível verificar teorias, testar hipóteses, conduzir experimentos “frios”[..]”

Como exemplo de uma pratica envolvendo o computador podemos citar a criação de redações no Word, “ Essa atividades antes eram feitas com papel e lápis. No processo dos textos era como oferecer a possibilidade de tornar a produção mais dinâmica que profissional”.
Tendo em vista as questões aqui apresentadas, podemos afirmar que é importante que as novas tecnologias sejam incorporadas no processo de ensino. Casos contrariam essas ferramentas continuaram existindo, no entanto as contribuições e problematização são importantes que poderiam ser feitas não aconteceram.
“ A escola até pode ignorar as novas tecnologias de informações e comunicação, mas as TIC’S continuarão a ocupar espaços cada vez maiores no mundo em que vivemos.”

Acesso : http://jarbas.wordpress.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Resenha Texto: Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas.

Texto composto por: Aline Raquel, Daniela Nágime, Flávia de Paula, Lívia Pimentel, Priscilla Angélica, estudantes do 6°/ Pedagogia- Manhã no Centro Universitário UNA.


Pedagogia e Informação

A autora inicia o texto propondo uma reflexão sobre os conceitos de informação baseada na seguinte questão: “ [...] ter acesso e adquirir informação é a mesma coisa que ter conhecimento?”.
Segundo a autora, embora exista uma inter-relação entre estes, conhecimentos e informação são antes de mais nada, conceitos diferentes.
A primeira diferenciação proposta diz respeito ao equivoco quanto a forma de se adquirir um e outro. É comum pensarmos em transmitindo de conhecimento. No entanto conhecimento não se transmite. O que é possível ser transmitindo por meio de falas, textos etc, é informação. Essa informação pode vir a se torna conhecimento a partir do momento que ganha significado para individuo, neste processo a interpretação tem papel fundamental.
Neste processo as produções dos alunos tem muito importância para a construção do conhecimento.
Outro fator importante para a transformação da informação é a credibilidade que o professor tem diante do aluno. Isso por que quando o professor inspira confiança no aluno, este ultimo busca assimilar as informações transmitidas pelo professor, transformados em conhecimentos.
Estes fatores reforçam a tese de que, a aprendizagem é um processo individual.


Acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm