sexta-feira, 15 de maio de 2009

Resenha Texto: Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas.

Texto composto por: Aline Raquel, Daniela Nágime, Flávia de Paula, Lívia Pimentel, Priscilla Angélica, estudantes do 6°/ Pedagogia- Manhã no Centro Universitário UNA.


Pedagogia e Informação

A autora inicia o texto propondo uma reflexão sobre os conceitos de informação baseada na seguinte questão: “ [...] ter acesso e adquirir informação é a mesma coisa que ter conhecimento?”.
Segundo a autora, embora exista uma inter-relação entre estes, conhecimentos e informação são antes de mais nada, conceitos diferentes.
A primeira diferenciação proposta diz respeito ao equivoco quanto a forma de se adquirir um e outro. É comum pensarmos em transmitindo de conhecimento. No entanto conhecimento não se transmite. O que é possível ser transmitindo por meio de falas, textos etc, é informação. Essa informação pode vir a se torna conhecimento a partir do momento que ganha significado para individuo, neste processo a interpretação tem papel fundamental.
Neste processo as produções dos alunos tem muito importância para a construção do conhecimento.
Outro fator importante para a transformação da informação é a credibilidade que o professor tem diante do aluno. Isso por que quando o professor inspira confiança no aluno, este ultimo busca assimilar as informações transmitidas pelo professor, transformados em conhecimentos.
Estes fatores reforçam a tese de que, a aprendizagem é um processo individual.


Acesso em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário